A importância da segunda opinião médica
Todos nós já ouvimos aquela história de um amigo ou parente que, ao consultar um médico para um problema de saúde, foi aconselhado a realizar uma cirurgia complicada ou de alto risco. Porém, ao buscar a opinião de outro médico, foi possível evitar o tratamento complexo e, mesmo assim, conseguir ótimos resultados. Esse é um exemplo sobre a importância da avaliação de mais de um profissional em determinados casos para os quais existem opções de outras terapias.
A segunda opinião médica é uma avaliação completa realizada por outro profissional de saúde da mesma especialidade e área de atuação. O diagnóstico inicial é reavaliado com base na documentação dos exames realizados e relatórios médicos emitidos. Se necessário, novos testes e avaliações podem ser solicitados para complementar a análise.
Uma consulta de segunda opinião pode confirmar o primeiro diagnóstico, mas também oferecer alternativas de tratamento mais simples e eficazes. Quando a proposta inicial é mantida, ela pode aumentar a confiança do paciente na decisão de seguir com o tratamento proposto.
Quando buscar uma segunda opinião médica?
Buscar uma segunda opinião é particularmente importante quando:
● Você não está convencido ou satisfeito com o primeiro diagnóstico.
● O diagnóstico inicial é incerto ou envolve uma cirurgia complicada ou de alto risco.
● São propostos testes diagnósticos ou tratamentos não incorporados pela ANS (Agência Nacional de Saúde) e/ou ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
“A segunda opinião médica não se limita a casos de doenças complexas ou cirurgias. Ela também pode ser útil para interpretar check-ups preventivos, aconselhar sobre dieta, perda de peso, nutrição e bem-estar. Um segundo médico pode oferecer uma expertise adicional e diferentes perspectivas sobre o seu caso”, explica Adriana Bonfioli, médica responsável técnica da Cemig Saúde.
No Conexão Saúde, o beneficiário conta com um médico de referência, profissional em que ele confia e conhece todo o histórico de saúde. Se for necessário, o médico poderá encaminhar para uma avaliação de um especialista da Rede de Atenção à Saúde (RAS).
Para garantir que os beneficiários recebam o melhor atendimento possível, a Cemig Saúde conta com uma rede qualificada de médicos, clínicas e hospitais, selecionados com base em critérios rigorosos. O objetivo é incentivar a melhoria contínua do cuidado ofertado aos beneficiários, estimulando a qualificação da assistência e promovendo as melhores práticas nos serviços de saúde.
“A avaliação dessa rede inclui análise da estrutura física, segurança assistencial, dimensionamento de pessoal, requisitos legais, registros do paciente e conforto oferecido. Protocolos clínicos são seguidos rigorosamente, garantindo a satisfação dos pacientes e os melhores resultados nos tratamentos”, frisa Adriana.
A segunda opinião médica é um direito dos pacientes e um recurso importante para garantir diagnósticos precisos e tratamentos eficazes. Se você está em dúvida sobre um diagnóstico ou tratamento, considere buscar uma segunda opinião. Com os profissionais do Conexão Saúde e da rede da Cemig Saúde, você pode ter a tranquilidade de se consultar com uma equipe comprometida com uma experiência de excelência.