Conheça os benefícios que a amamentação proporciona para os recém-nascidos
Neste mês, a campanha Agosto Dourado ganha destaque em todo o Brasil. O objetivo é incentivar o aleitamento materno, um ato que fortalece a imunidade dos recém-nascidos, bem como o vínculo entre mãe e filho.
De acordo com o Ministério da Saúde, o aleitamento materno é a forma de proteção mais econômica e eficaz contra a mortalidade infantil, protegendo as crianças de diarreias, infecções respiratórias e alergias, entre outras doenças.
A chegada em um ambiente totalmente estranho, bem como o desconforto de respirar e ver a luz pela primeira vez fazem com que o bebê se sinta vulnerável e é o contato com a mãe que fará com que ele se sinta acolhido ao se deparar com mundo externo. É o que chamamos de Golden Hour: esse contato logo na primeira hora de vida. Bebês que mamam na primeira hora de vida conseguem ter mais sucesso em manter a amamentação exclusiva até seis meses de idade, o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O colostro, o primeiro leite que a mãe produz, é rico em anticorpos e nutrientes, sendo considerado pelos profissionais de saúde a primeira vacina do bebê. O aleitamento precoce também libera uma série de hormônios tanto na mãe, quanto no bebê, estratégicos para o desenvolvimento da relação entre eles.
Para apoiar as gestantes e puérperas, a Operadora oferece a Linha de Cuidado Materno Infantil, composta por três etapas: monitoramento das gestantes, Curso de Casal Gravido e Geração Luz (visita ou teleconsulta de pós parto). Para conhecer o programa, clique aqui.
O Materno Infantil conta com um time preparado para esclarecer as dúvidas que podem surgir e apoiar nas dificuldades comuns nos primeiros dias após o nascimento. Nossa equipe prioriza o tratamento humanizado para que a amamentação possa ganhar protagonismo na rotina das famílias que celebram a chegada de uma nova vida.
Internamente, a Cemig Saúde e as patrocinadoras Cemig, Cemig D, Cemig GT, Cemig SIM, Forluz, Gasmig e Sá Carvalho também trabalham para aumentar as chances de as mães amamentarem seus filhos.
De forma a garantir a continuidade da amamentação nos primeiros seis meses, a Operadora e as patrocinadoras disponibilizam o mesmo tempo de licença maternidade às colaboradoras da empresa. Aos pais também é assegurada a licença para que possam oferecer o suporte necessário às suas famílias nos primeiros dias do nascimento do bebê. Além disso, a possibilidade do trabalho remoto, facilita que a amamentação seja continuada por mais tempo, mesmo após o fim da licença.
Banco de leite
Muitos bebês nascem prematuramente e ficam retidos nas unidades neonatais por um longo período. Geralmente, devido ao estado emocional abalado pela prematuridade do filho e a ausência de estímulo pela sucção do bebê, as mães de prematuros têm sua produção de leite diminuída. Por isso, é tão importante o trabalho dos bancos de leite, que distribuem o alimento aos recém-nascidos internados.
Se você estiver amamentado e estiver saudável, doe leite. Quanto mais você amamentar, mais leite você produzirá, podem ajudar não apenas o seu bebê, mas também outros.
Em Minas Gerais, o Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares é a referência. Para mais informações, clique aqui.