Alergia: saiba como evitar levar os seus filhos ao hospital

A alergia respiratória pode ser aguda ou crônica, com crises desencadeadas por estímulos antígenos diversos, como poeira, mudanças repentinas de clima, pelos de animais e fumaça. Seja qual for o fator responsável pela irritação da mucosa nasal, espirros, tosse e obstrução nasal não são sintomas agradáveis, especialmente em crianças pequenas.
No entanto, é importante evitar a ida desnecessária a hospitais sempre que houver sintomas. Afinal, essa iniciativa pode expor os pequenos a riscos de contaminação no ambiente hospitalar. A boa notícia é que alguns cuidados simples e hábitos saudáveis ajudam a minimizar ou até a impedir crises alérgicas. Veja!
Ventile os cômodos
A ventilação contribui para evitar o acúmulo de poeira no ar. Por isso, adquira o hábito de abrir portas e janelas por pelo menos 1 hora diariamente. Além disso, vale a pena investir em um umidificador de ar para períodos curtos.
Em tempos de calor, é importante ter cuidado no uso de ar-condicionado e ventiladores, dedicando-se à manutenção dos filtros e à limpeza das palhetas. Assim, evita-se o resultado oposto: espalhar sujeira no ar, em vez de melhorar a qualidade dele.
Evite o uso de carpetes e cortinas
Carpetes, cortinas e até mesmo tapetes aparentemente inocentes podem se tornar chamarizes de poeira. Mesmo com a limpeza regular, esses objetos costumam ter fibras de tecido mais densas e, por isso, de difícil higienização completa. O mesmo vale para cobertores de lã, que acabam acumulando ácaros.
Cuide da cama do seu filho
Para evitar que a criança tenha contato com estímulos antígenos na hora de dormir, a troca de roupa de cama deve ser frequente. Procure lavar lençóis e fronhas pelo menos uma vez por semana ou a cada 10 dias. Cobertas e edredons podem ser lavados a cada 15 ou 20 dias.
Já os colchões e travesseiros são verdadeiros berços de ácaros, que se multiplicam em seu interior e desencadeiam crises alérgicas. De modo a evitar o contato direto com o tecido, utilize capas impermeáveis entre o colchão e o travesseiro e a roupa de cama. Além disso, travesseiros devem ser higienizados regularmente.
Limpe a casa corretamente
Em vez de varrer o chão e, com isso, levantar poeira, opte por remover a sujeira com um aspirador de pó. Em seguida, a limpeza da casa deve ser feita com o auxílio de um pano úmido. Mas atenção: evite passar produtos de limpeza com cheiro forte, preferindo os neutros.
A limpeza deve ser regular para que seja efetiva no combate à alergia respiratória dos pequenos. Afinal, alguns dias sem manutenção já podem se tornar sinônimo de pó acumulado, o que é agravado caso haja animais domésticos que soltam pelo em casa.
Abandone o hábito de fumar
Parar de fumar traz diversos benefícios para a saúde, tanto dos adultos como dos pequenos. Isso porque o tabagismo passivo é muito prejudicial para as crianças, que sofrem indiretamente com a fumaça do cigarro, seja por crises alérgicas, seja por comprometimentos na saúde pulmonar.
Tenha antialérgicos em casa
É importante reconhecer o perigo da automedicação e evitar o uso de remédios por conta própria. No entanto, no caso de alergias crônicas e com crises recorrentes, vale a pena pedir ao seu médico a recomendação de um antialérgico mais brando para ter em casa e aliviar os sintomas quando necessário.
Se a alergia do seu filho não melhorar com essas dicas, conte com o atendimento médico a fim de obter orientações precisas. Para evitar a exposição desnecessária ao ambiente hospitalar, tente alternativas como o atendimento remoto. Na Cemig Saúde, nossos beneficiários contam com o Pronto Atendimento Online.
Para ficar por dentro de outras dicas para a saúde e o bem-estar da sua família, inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Conheça mais sobre o Prosaúde Integrado da Cemig. É só acessar: Instituto Cemig Saúde.
Muito boa a s dicas gostei.obrigado.
Olá Luiz! Tudo bem? Agradecemos o feedback!
Você já fez o seu curso sobre o Reembolso digital no Instituto Cemig Saúde? Não perca tempo! Acesse agora: https://instituto.cemigsaude.org.br/enrol/index.php?id=14
Equipe Cemig Saúde!
Sim, muito interessante o que se fala acima. Sempre estamos atento ao que se deve fazer.
Por outro lado, já me informaram, mas não estou conseguindo ter acesso à consulta on line, já que estou precisando da guia para fazer exames de sangue de rotina: glicose, ácido úrico, fezes oculto nas feses, urina, colesterol, tireoide e outros…. O pedido para PSA não é necessário, pois já tenho a guia!
Ola, Lourenço! Tudo bem? Nossa equipe tentou contato, mas não obteve sucesso. As orientações para acessar o Pronto Atendimento Online foram enviadas para o seu e-mail. Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato com a Central de Relacionamento Telefônico
0800 030 9009 / (31) 3429-5200 para ligações originadas de celular. Será um prazer atendê-lo!
Um abraço da Equipe Cemig Saúde!