6 alimentos que aumentam a imunidade
Manter o sistema imunológico funcionando bem é um dos fatores que aumentam a nossa qualidade de vida, já que ele é o responsável por combater microrganismos causadores de variadas doenças, como gripe, resfriado e COVID-19. Em tempos de pandemia, incluir na dieta alimentos que aumentam a imunidade é uma boa forma de ampliar a proteção.
Ao contrário do que muitos pensam, a automedicação é perigosa e não confere os benefícios inestimáveis que a alimentação saudável propicia para o corpo e para a mente. Aliás, cultivar horta em casa é uma excelente ideia que une o útil ao agradável: relaxar com a prática da jardinagem e colher alguns de seus próprios alimentos.
Então, continue conosco, pois selecionamos 6 alimentos que aumentam a imunidade para você adicioná-los à sua dieta já!
1. Alho e cebola
Para muitas pessoas, essa dupla é o “carro abre-alas” de qualquer preparação na cozinha. Se é assim para você também, ótimo! A cebola e o alho são ricos em vitaminas A, C, E e do complexo B, que são antioxidantes e também combatem o estresse e o desânimo.
Além disso, contêm selênio e alicina, substâncias poderosas para fortalecer o sistema imune e afastar o risco de tumores. Como se não bastasse, são ricos em elementos anti-inflamatórios, antiparasitários, antivirais, antibacterianos e antifúngicos, compondo uma defesa de primeira contra resfriados, gripes e infecções em geral.
2. Frutas cítricas
“Vitamina C e cama” é a receita mais famosa do mundo de combate à gripe. E não é à toa, já que as frutas cítricas contêm grandes quantidades da substância, que é antioxidante e contribui de modo significativo para o aumento da imunidade.
Além disso, a vitamina C é facilitadora da absorção do ferro no organismo — está aí a razão para aquela laranja no prato da feijoada! Além da laranja, o limão, a acerola e o kiwi são riquíssimos em vitamina C. Ela também é encontrada no brócolis, no pimentão e no tomate.
3. Gengibre
O gengibre é uma raiz muito conhecida pelo seu poder anti-inflamatório e termogênico. Rico em vitamina B6 e C, tem ação bactericida e é um forte combatente das dores e inflamações da garganta. Se você tem dificuldade de incluí-lo nas refeições, aposte em fatias finas no seu chá!
4. Beterraba
Além de conferir uma coloração característica e belíssima aos pratos, a beterraba contém altas doses de fibras, potássio, cálcio, magnésio e vitamina C. Isso tudo faz dessa raiz tuberosa um potente alimento para fortalecer a imunidade e, adicionalmente, suavizar os efeitos do envelhecimento.
5. Fígado
O fígado faz parte do grupo de alimentos que ou você ama ou você detesta. Se o seu caso é o primeiro, aproveite! O fígado contém vitaminas A, D e do complexo B, além de ser rico em ferro.
Contudo, recomenda-se o consumo moderado, principalmente para quem sofre de doenças crônicas do coração, uma vez que o fígado tem alto teor de colesterol. Gestantes também devem ficar atentas, em especial no primeiro trimestre da gravidez.
6. Salmão
O salmão é outro alimento amplamente reconhecido pelos seus benefícios à saúde, como melhorar a memória. Outros pontos positivos são a regulação das células do sistema imunológico e a presença de propriedades anti-inflamatórias, auxiliando, também, no combate à tendinite e à depressão.
O salmão é riquíssimo em ômega-3, o que ajuda a manter o sistema cardiovascular longe das inflamações. Os peixes são as principais fontes dessa substância, mas você também a encontra no azeite e nas sementes oleaginosas, como nozes, chia e linhaça.
Muito bem, agora você já sabe quais alimentos aumentam a imunidade e pode incluí-los na sua dieta o quanto antes. Lembre-se de que, além da alimentação equilibrada, os exercícios físicos para idosos são excelentes formas de manter a saúde em dia. Então, cuide-se!
Gostou das dicas que trouxemos aqui? Compartilhe o post com seus amigos nas redes sociais para que eles também saibam dessas informações!
Conheça mais sobre o Prosaúde Integrado da Cemig. É só acessar: Instituto Cemig Saúde.
Gostei da materia.
Olá Arnaldo, tudo bem? Ficamos felizes com a sua interação.
Conheça também o Instituto Cemig Saúde e aprenda a fazer o seu reembolso digital: https://instituto.cemigsaude.org.br/
Equipe Cemig Saúde.
Gostei das dicas
Que ótima notícia, Mara! Nas nossas redes sociais você pode ler mais conteúdos como esse.
Acesse agora:Facebook e Instagram
Um grande abraço da equipe Cemig Saúde!
Gostei da matéria aos poucos estou me adaptando com hábitos alimentares saudáveis.
Diminui a quantidade de comidas.
Estou um pouco acima do peso e estou cada dia diminuindo a quantidade de alimentos.
Gostei das receitas
Muito bom eu fico feliz em saber que tem pessoas que orienta o próximo com sabedoria que o senhor das vidas continue iluminando essas pessoas e abençoando-as….
Que bom adorei a dica adoro tudo isso
Que almemta a imunidade graças a Deus
Obrigado pela alerta coisa que gosto e não sabia que era tão saudável
Eu achei muito interessante a aula
Olá Wendel, que bom que gostou. Ficamos felizes.
Aproveite para conhecer a redes sociais da Cemig Saúde
Facebook
Instagram
É importante dizer a finalidade destes alimentos. Se não recordar a gente não lembra.