Câncer de mama: a importância do diagnóstico precoce


Neste mês, a Cemig Saúde adere à Campanha Outubro Rosa: um movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama.
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo. A doença também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Esses sinais, a mulher pode identificar por meio do autoexame, mas o ideal é que o câncer de mama possa ser detectado antes mesmo de que o nódulo possa ser percebido pelo toque. Isso porque o diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as chances de cura da doença.
Se o diagnóstico for precoce, a mortalidade em decorrência do câncer de mama pode ter uma redução de até 25%. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o diagnóstico tardio da doença é o principal fator de morte da mulher brasileira – 27% descobrem este tipo de câncer em estágio já avançado.
Quando falamos de prevenção: o primeiro comportamento necessário é a consulta frequente e periódica ao seu médico de referência. No Conexão Saúde, ao conhecer o seu histórico familiar, o time multidisciplinar está apto a fazer um acompanhamento integral e contínuo, de modo a detectar precocemente a existência da doença.
Além disso existem protocolos, como a realização de mamografia. Segundo o Inca, a mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama – é recomendada na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Fora dessa faixa etária e dessa periodicidade, os riscos aumentam e existe maior incerteza sobre benefícios
Por isso, neste mês a Cemig Saúde em parceria com o Instituto Orizonti realizará uma ação para fomentar a realização dos exames preventivos. Todas as beneficiárias entre 50 e 69 anos, residentes nas cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ibirité, Nova Lima, Ribeirão das Neves e Sabará, que não fizeram a mamografia nos últimos dois anos serão contatadas pelo Instituto Orizonti para o agendamento do exame.
Se você está em outra cidade e está na hora de fazer a mamografia, fique tranquila. Basta procurar o médico de referência e solicitar a realização do exame.
Caso você já tenha realizado a mamografia, leve o resultado para o seu médico de referência e mantenha o acompanhamento de sua saúde.