Ir para o conteúdo
  • Saúde da família
  • Cuidado coordenado
  • Bem-estar
  • Meu plano – PSI
  • Portal Cemig Saúde
  • Contato
Blog Viva+ | O seu portal para cuidar melhor da saúde, do bem-estar da família e ficar por dentro das novidades do seu plano PSI!
Saúde da família

Coronavírus no Brasil: entenda mais sobre a doença que preocupa o mundo

Publicado por Cemig Saúde em março 23, 2020
6 minutos para ler
Como se adaptar ao novo normalPowered by Rock Convert

O coronavírus chegou ao Brasil no final de fevereiro, e o crescente número de casos diagnosticados tem deixado a população em estado de alerta. Mesmo com muitas dúvidas sobre esse novo patógeno, já temos muitas informações para nos prevenirmos e ajudarmos a diminuir a velocidade de contaminação.

A situação é temerosa, principalmente para idosos, gestante e portadores de doenças crônicas. Como os sistemas de saúde pública e suplementar não têm recursos suficientes para atender muitos casos graves simultaneamente, é preciso agir.

Afinal, o que é o coronavírus, quais são seus sintomas e o que fazer ao identificá-los? Continue conosco e entenda!

O que é o coronavírus e a COVID-19?

Coronavírus é o nome de um grupo de diversos vírus descobertos na década de 1930. Quando vistos em microscópio, percebe-se uma coroa na superfície, daí seu nome. Eles causam doença respiratória, hepática, gastrointestinal e neurológica nos animais.

Dos vários coronavírus, apenas sete causam doenças nos humanos. Destes, quatro sorotipos (229E, OC43, NL63 e HUK1) provocam sintomas de resfriado comum. Os três restantes causam infecções respiratórias graves nas pessoas e foram responsáveis pelos surtos de pneumonia fatal no século XXI:

  • SARS-CoV-2 — é o novo coronavírus identificado em Wuhan, na China, no final de 2019 e se disseminou pelo mundo em 2020;
  • Mers-CoV — identificado em 2012 como o causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS);
  • SARS-CoV — identificado em 2002, causador do surto da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

SARS-CoV-2 é, portanto, o nome do novo sorotipo de coronavírus descoberto. COVID-19 é a sigla para a doença que ele causa — “Coronavirus disease” em inglês.

Como o coronavírus é transmitido e qual o período de incubação?

Os primeiros casos de COVID-19 foram registrados em um mercado de animais vivos em Wuhan, na China, por isso supõe-se que o vírus foi transmitido de animais para humanos, inicialmente. Contudo, a transmissão interpessoal causou a epidemia global.

O coronavírus é transmitido por meio de gotículas de saliva, espirros, acessos de tosse, contato próximo e superfícies contaminadas.

O período de incubação — intervalo que se dá entre o contágio e a manifestação dos primeiros sintomas — ainda é impreciso, sendo estimado de 1 a 14 dias. A chance de se contrair o vírus a partir de uma pessoa que não está doente é menor, mas não é nula.

Aliás, a transmissibilidade do coronavírus preocupa autoridades, pois, embora pacientes que manifestam os sintomas sejam mais contagiosos, o número de portadores do vírus assintomáticos é muito maior. Ou seja, pessoas infectadas e não notificadas tornam-se os maiores disseminadores da doença.

Quais são os sintomas do coronavírus?

O coronavírus provoca sintomas muito semelhantes aos de um resfriado ou de uma gripe. Porém, é preciso ter muita atenção, pois a COVID-19 exige cuidados mais intensos do que os de uma gripe.

Quem já passou dos 60 anos apresenta doenças prévias ou é portador de alguma doença crônica deve ter mais cautela, pois o sistema imunológico debilitado pode não dar conta da infecção. Fique atento caso perceba os seguintes sintomas:

Guia completo de saúde e bem-estar durante a pandemia de CoronavírusPowered by Rock Convert
  • coriza;
  • dor de garganta;
  • febre;
  • tosse seca;
  • mialgia;
  • fadiga;
  • falta de ar.

A dificuldade de respirar é um dos sintomas mais marcantes, pois o vírus se aloja nos alvéolos pulmonares e a inflamação (a resposta do corpo tentando se livrar do intruso) diminui a capacidade respiratória. Além de pneumonias, ele também pode se espalhar pelo corpo e causar problemas não relacionados a infecções respiratórias.

Isso explica o fato de alguns pacientes apresentarem dores abdominais e diarreia. O vírus também pode danificar o coração, o fígado e os rins.

Também é preciso diferenciar os sintomas de alergias, que geralmente se manifestam quando há exposição ao agente patogênico. Ou seja, se não houve contato com o patógeno, mas há a manifestação dos sintomas, é preciso averiguar.

Como prevenir o coronavírus?

A melhor maneira de se proteger do coronavírus no Brasil é a prevenção. Diversas cidades decretaram estado de emergência e estipularam normas de circulação e funcionamento de serviços. A recomendação da OMS é de reclusão, com saídas de casa só em casos extremamente necessários.

Se sair, use álcool em gel 70% depois de tocar superfícies, não cumprimente pessoas com aperto de mão, beijo ou abraço, lave as mãos com frequência. Também evite ao máximo tocar o rosto e permaneça a, pelo menos, 2 metros de distância das pessoas.

Esse isolamento social é a forma mais eficaz de reduzir a velocidade de contágio, dada a alta transmissibilidade do vírus. Um estudo mostra que, após as medidas restritivas na China, a taxa de contágio caiu de 2,38 pessoas para 0,99. É preciso frear o avanço da COVID-19, pois tanto hospitais públicos quanto privados não têm estrutura suficiente para atender muitas pessoas em situação urgente ao mesmo tempo.

É um período importantíssimo para repensarmos a transição do modelo hospitalocêntrico para o modelo assistencial da Cemig Saúde. Nesse novo modo de promover a saúde, a prevenção e o cuidado personalizado são a chave para a melhor qualidade de vida.

O que devo fazer se tiver os sintomas?

Se você percebeu os sintomas da COVID-19, ligue para o Alô Cemig Saúde, no 0800-772-8998. Você será atendido por um profissional de saúde que esclarecerá suas dúvidas e saberá orientar sobre o manejo de sinais e sintomas e a necessidade ou não de procurar um serviço de saúde ou hospital presencialmente. Além disso, o Ministério da Saúde desenvolveu um aplicativo que ajuda a identificar sintomas e localizar unidades de saúde próximos. O app está disponível para Android e iOS (iPhone).

Ademais, é preciso ter cuidado com as fake news, pois informações mentirosas podem custar vidas. Por isso, cheque as informações que você recebe, verificando se são oriundas de fontes científicas e de profissionais da área.

O coronavírus chegou no Brasil e o número de casos cresce a cada dia, porém, não entre em pânico. Siga as orientações das autoridades de saúde e mantenha hábitos saudáveis para fortalecer o sistema imunológico.

Nosso artigo foi esclarecedor para você? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como este diretamente em sua caixa de e-mail!

Conheça mais sobre o Prosaúde Integrado da Cemig e ganhe prêmios. É só acessar: Instituto Cemig Saúde. 

Você também pode gostar
crise de pressão alta

Como acontece uma crise de pressão alta? Saiba mais!

Publicado por Cemig Saúde em janeiro 25, 2021 | Atualizado em janeiro 11, 2021
doenças do verão

Veja 4 doenças de verão comuns e como evitá-las!

Publicado por Cemig Saúde em janeiro 20, 2021 | Atualizado em janeiro 11, 2021
festas de fim de ano

Festas de fim de ano na pandemia? Saiba o que dizem os especialistas

Publicado por Cemig Saúde em dezembro 3, 2020 | Atualizado em novembro 30, 2020

38 thoughts on “Coronavírus no Brasil: entenda mais sobre a doença que preocupa o mundo”

  1. arthur carabetti filho disse:
    março 24, 2020 às 12:01 am

    informação muito clara e objetiva, parabens para voces

    Responder
    1. Cemig Saúde disse:
      março 25, 2020 às 2:54 pm

      Muito gratificante o seu relato, Arthur. Acesse também o nosso portal e veja a série de matérias que preparamos para trazer mais esclarecimento sobre o Novo Coronavírus.

      Equipe Cemig Saúde.

      Responder
  2. Evelyn Cioglia Vieira disse:
    março 24, 2020 às 12:38 am

    As informações recebidas foram muito esclarecedoras. Fico mais tranquila sabendo que tem um profissional da saúde para esclarecer dúvidas sobre os sintomas do coronavirus.

    Muito obrigada

    Responder
    1. Cemig Saúde disse:
      março 25, 2020 às 2:53 pm

      Estamos aqui para cuidar da saúde das pessoas, pois este é o nosso propósito, Evelyn. Ficamos muito contentes com suas palavras.

      Equipe Cemig Saúde.

      Responder
  3. João Gonçalves Cabeceira disse:
    março 24, 2020 às 1:21 am

    Informação muito oportuna e esclarecedora não deixando dúvidas, ótimo trabalho. Muito grato… jgcabeceira.

    Responder
    1. Cemig Saúde disse:
      março 25, 2020 às 2:58 pm

      Olá João, ficamos muito felizes em ler o seu comentário. Não deixe de acessar também o nosso portal e ler a série de matérias que preparamos para trazer ainda mais esclarecimento sobre o Novo Coronavírus.

      Responder
  4. EUSTÁQUIO LÚCIO FÉLIX disse:
    março 24, 2020 às 11:55 am

    Muito esclarecedor. Contém minúcias que eu desconhecia.

    Responder
  5. Jão garcia de Castro disse:
    março 24, 2020 às 1:25 pm

    Foi muito esclarecedor, foi a primeira explicação científica clara que já li.

    Responder
    1. Cemig Saúde disse:
      março 25, 2020 às 2:50 pm

      Nosso objetivo é trazer informação para que todos os nossos beneficiários possam se prevenir neste momento delicado, Jão. Não deixe de acessar também o nosso portal, preparamos uma série especial sobre o Novo Coronavírus para esclarecer outras dúvidas.

      Equipe Cemig Saúde.

      Responder
  6. Lourival Raghiante disse:
    março 24, 2020 às 1:44 pm

    otimas informçoes varias coisa eu desconhecia

    Responder
    1. Cemig Saúde disse:
      março 25, 2020 às 2:46 pm

      Para nós é muito importante trazer informações que servirão para o seu cuidado neste momento delicado, Lourival. Acesse também o nosso portal para acessar uma série de conteúdos sobre o Novo Coronavírus.

      Equipe Cemig Saúde.

      Responder
  7. Clévia disse:
    março 25, 2020 às 12:19 am

    Muito esclarecedor

    Responder
    1. Cemig Saúde disse:
      março 25, 2020 às 2:39 pm

      Olá Clévia, ficamos contentes com a sua interação. Continue nos acompanhando para mais conteúdos como esse.

      Equipe Cemig Saúde.

      Responder
  8. Arlete disse:
    março 25, 2020 às 3:33 pm

    Gostei de saber que em caso de suspeita ou dúvida a gente pode ligar no 0800 da Cemig Saúde

    Responder
    1. Cemig Saúde disse:
      março 26, 2020 às 1:42 pm

      Estamos aqui para apoiá-la e nada melhor do que uma equipe bem preparada, não é mesmo Arlete?

      Um abraço da Equipe Cemig Saúde.

      Responder
  9. Humberto disse:
    março 27, 2020 às 1:32 am

    No meu caso que tenho apneia do sono e uso CPAP, existe alguma orientação especial sobre os riscos do Coronavírus?

    Grato,

    Responder
    1. Cemig Saúde disse:
      março 30, 2020 às 7:39 pm

      Olá Humberto, tudo bem? Para esclarecer suas dúvidas possuímos o Alô Cemig Saúde 0800-772-8988, disponível 24 horas com profissionais de saúde para atendimento. Além disso, quando falamos em tratamento, deve-se ter em mente que o mesmo é individualizado e deve ser orientado pelo seu médico de referência.

      Equipe Cemig Saúde.

      Responder
  10. luiz cezar disse:
    março 28, 2020 às 12:32 am

    Obrigado pelas informações. Só Deus para nos abençoar!

    Responder
  11. Silvana lemos da silva disse:
    março 30, 2020 às 2:10 am

    Boa noite, quais os antinflamatorios nao podem ser usados qdo tem sintomas do coronavirus? Pode tomar nimesulida?

    Responder
    1. Cemig Saúde disse:
      março 30, 2020 às 7:27 pm

      Olá Silvana, tudo bem? É sempre bom reforçar que em caso de dúvidas ou sintomas gripais possuímos o Alô Cemig Saúde 0800-772-8988, disponível 24 horas com profissionais de saúde para atendimento. Além disso, quando falamos em tratamento, deve-se ter em mente que o mesmo é individualizado e deve ser orientado pelo seu médico de referência.

      Equipe Cemig Saúde.

      Responder
  12. Sergio Luiz probst disse:
    maio 21, 2020 às 1:22 pm

    Muito obrigado pelas informações são muito importante estarmos informado por um canal serio e responsavel, continua assim sempre nos informado. Agradeço em meu nome e de minha família.

    Responder
    1. Cemig Saúde disse:
      maio 21, 2020 às 6:58 pm

      Olá Sergio, ficamos felizes em ver você aqui e agradecemos pelo carinho.

      Um grande abraço da Equipe Cemig Saúde.

      Responder
  13. Angela disse:
    maio 21, 2020 às 1:52 pm

    Parabéns, muito esclarecedor e ajuda na tranquilidade, diante de tanto pânico. Obrigada

    Responder
    1. Cemig Saúde disse:
      maio 22, 2020 às 2:33 pm

      Bom dia,Angela! Nosso objetivo é esse e ficamos felizes em saber que está sendo alcançado.

      Conheça também nossa plataforma de ensino à distância! Acesse: https://instituto.cemigsaude.org.br/

      Um abraço da Equipe Cemig Saúde.

      Responder
  14. maurício bretas disse:
    maio 21, 2020 às 2:19 pm

    ótimos esclarecimentos, muito obrigado.

    Responder
    1. Cemig Saúde disse:
      maio 21, 2020 às 7:29 pm

      Ficamos felizes, Maurício. Continue nos acompanhando!

      Um abraço da Equipe Cemig Saúde.

      Responder
  15. Celso Almeida - Sabará - MG disse:
    maio 21, 2020 às 4:28 pm

    Gostei de ver os esclarecimentos. Serão muito úteis para mim e para meus filhos e netos. Um item muito importante é a divulgação do telefone 0800 772 8998. Já usei e fiquei super satisfeito com o atendimento.

    Responder
    1. Cemig Saúde disse:
      maio 22, 2020 às 2:29 pm

      Olá Celso, muito bom saber que as orientações têm ajudado você e sua família. Ah, e ficamos muito contentes em saber que você foi bem atendido na nossa Central de Relacionamento Telefônico.

      Um abraço da Equipe Cemig Saúde.

      Responder
  16. Pedro Paulo disse:
    maio 21, 2020 às 4:39 pm

    Li com carinho, foi muito esclarecedor.
    O perigo é constante no momento.
    Devemos se possível, ficar em casa.
    Saúde em primeiro lugar.
    ppc.

    Responder
    1. Cemig Saúde disse:
      maio 22, 2020 às 2:27 pm

      Isso mesmo, Pedro! Continue cuidando da sua saúde e conte com a Cemig Saúde. Acreditamos que o mais brevemente tudo se resolverá!

      Um abraço da Equipe Cemig Saúde.

      Responder
  17. Ailton Martins Lucas disse:
    maio 21, 2020 às 5:53 pm

    É importante termos estes esclarecimentos sobre coronavirus pois ouvi-se muito “dizer ” e não sabemos se são fontes confiáveis.

    Responder
  18. Édson de Sá Oliveira disse:
    maio 22, 2020 às 12:39 pm

    Informações seguras e orientadoras são muito importantes. Tenho 67 anos e minha rotina mudou radicalmente. Estou em isolamento desde 17 de março. É um aprendizado.

    Responder
    1. Cemig Saúde disse:
      maio 22, 2020 às 2:23 pm

      Olá Edson, ficamos felizes em saber que as orientações estão sendo úteis para você. Continue cuidando da sua saúde e conte com a Cemig Saúde.

      Um grande abraço da Equipe Cemig Saúde.

      Responder
  19. Leônidas Ferreira disse:
    maio 22, 2020 às 6:56 pm

    Obrigado pelas informações! Estou isolamento social há 60 dias, completados hoje. Procuro aplicar as regras de proteção e higienização, da melhor forma possivel.

    Responder
    1. Cemig Saúde disse:
      maio 26, 2020 às 1:08 pm

      Muito importante este cuidado, Leônidas. Acreditamos que tudo se resolverá o mais breve possível, mas enquanto isso fazemos a nossa parte, certo?

      Um abraço da Equipe Cemig Saúde!

      Responder
  20. Lourenço disse:
    maio 22, 2020 às 11:47 pm

    Não posso acreditar que o mundo passa por isso. A medicina dos tempos de hoje é altamente moderna e avançada, até determinadas cirurgias são efetuadas através de robôs; os medicamentos são altamente eficazes para diversas doenças e, desde o início da pandemia, lá na China, não se sabe como combater esse vírus? Não estamos alguns dias dessa doença e sim, meses, e só se fala em prevenção como lavar as mãos com água e sabão, passar álcool, etc. ? Para que serve a Organização Mundial da Saúde? Ela não seria um exército para a defesa da saúde mundial com todo o aparato bélico em caso de invasão a sua disposição? Temos que estar atentos e preparados para combater qualquer vírus ou bactérias que porventura apareçam, ainda que eles sejam “novos ou velhos”! Qualquer exército tem que estar com as armas sobre a mesa para combater qualquer intruso e evitar, com isso, que vidas sejam ceifadas!

    Responder
  21. Lourenço disse:
    maio 22, 2020 às 11:56 pm

    Onde se lê: Ela não seria um exército para a defesa da saúde mundial com todo o aparato bélico em caso de invasão a sua disposição?”, leia-se: “Ela não seria um exército para a defesa da saúde mundial com todo o aparato bélico à sua disposição em caso de invasão?

    Responder
  22. Clevia disse:
    maio 23, 2020 às 12:03 am

    Boa noite!
    Obrigada pelas orientações!
    Gostaria de saber se não há possibilidades da Cemig Saúde estar liberando o teste rápido para nos protegermos da proliferação do vírus?

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta


Saúde digital: entenda como a Medicina funciona em tempos virtuaisPowered by Rock Convert

Como se adaptar ao novo normal

Guia completo de saúde e bem-estar durante a pandemia de Coronavírus

saúde do idoso

Posts populares

  • Coronavírus no Brasil: entenda mais sobre a doença que preocupa o mundo
  • alimentos que aumentam a imunidade
    6 alimentos que aumentam a imunidade
  • Beneficiário Cemig Saúde: conheça o seu papel no plano de saúde

Sobre o blog

No Blog Viva+ você encontra dicas de saúde, qualidade de vida e bem-estar para toda a família, além de entender mais sobre o plano da Cemig Saúde.

Categorias

  • Bem-estar
  • Cuidado coordenado
  • Meu plano – PSI
  • Saúde da família
  • Sem categoria

Entre em contato

  • Sede: Av. Barbacena, 472, 5º andar – Barro Preto, BH/MG

  • Central de Relacionamento Telefônico:
    0800-030-9009 | (31) 3429-5200
    Ouvidoria: (31) 3253-4901

Site criado por Rock Stage.