Coronavírus no Brasil: entenda mais sobre a doença que preocupa o mundo
O coronavírus chegou ao Brasil no final de fevereiro, e o crescente número de casos diagnosticados tem deixado a população em estado de alerta. Mesmo com muitas dúvidas sobre esse novo patógeno, já temos muitas informações para nos prevenirmos e ajudarmos a diminuir a velocidade de contaminação.
A situação é temerosa, principalmente para idosos, gestante e portadores de doenças crônicas. Como os sistemas de saúde pública e suplementar não têm recursos suficientes para atender muitos casos graves simultaneamente, é preciso agir.
Afinal, o que é o coronavírus, quais são seus sintomas e o que fazer ao identificá-los? Continue conosco e entenda!
O que é o coronavírus e a COVID-19?
Coronavírus é o nome de um grupo de diversos vírus descobertos na década de 1930. Quando vistos em microscópio, percebe-se uma coroa na superfície, daí seu nome. Eles causam doença respiratória, hepática, gastrointestinal e neurológica nos animais.
Dos vários coronavírus, apenas sete causam doenças nos humanos. Destes, quatro sorotipos (229E, OC43, NL63 e HUK1) provocam sintomas de resfriado comum. Os três restantes causam infecções respiratórias graves nas pessoas e foram responsáveis pelos surtos de pneumonia fatal no século XXI:
- SARS-CoV-2 — é o novo coronavírus identificado em Wuhan, na China, no final de 2019 e se disseminou pelo mundo em 2020;
- Mers-CoV — identificado em 2012 como o causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS);
- SARS-CoV — identificado em 2002, causador do surto da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).
SARS-CoV-2 é, portanto, o nome do novo sorotipo de coronavírus descoberto. COVID-19 é a sigla para a doença que ele causa — “Coronavirus disease” em inglês.
Como o coronavírus é transmitido e qual o período de incubação?
Os primeiros casos de COVID-19 foram registrados em um mercado de animais vivos em Wuhan, na China, por isso supõe-se que o vírus foi transmitido de animais para humanos, inicialmente. Contudo, a transmissão interpessoal causou a epidemia global.
O coronavírus é transmitido por meio de gotículas de saliva, espirros, acessos de tosse, contato próximo e superfícies contaminadas.
O período de incubação — intervalo que se dá entre o contágio e a manifestação dos primeiros sintomas — ainda é impreciso, sendo estimado de 1 a 14 dias. A chance de se contrair o vírus a partir de uma pessoa que não está doente é menor, mas não é nula.
Aliás, a transmissibilidade do coronavírus preocupa autoridades, pois, embora pacientes que manifestam os sintomas sejam mais contagiosos, o número de portadores do vírus assintomáticos é muito maior. Ou seja, pessoas infectadas e não notificadas tornam-se os maiores disseminadores da doença.
Quais são os sintomas do coronavírus?
O coronavírus provoca sintomas muito semelhantes aos de um resfriado ou de uma gripe. Porém, é preciso ter muita atenção, pois a COVID-19 exige cuidados mais intensos do que os de uma gripe.
Quem já passou dos 60 anos apresenta doenças prévias ou é portador de alguma doença crônica deve ter mais cautela, pois o sistema imunológico debilitado pode não dar conta da infecção. Fique atento caso perceba os seguintes sintomas:
- coriza;
- dor de garganta;
- febre;
- tosse seca;
- mialgia;
- fadiga;
- falta de ar.
A dificuldade de respirar é um dos sintomas mais marcantes, pois o vírus se aloja nos alvéolos pulmonares e a inflamação (a resposta do corpo tentando se livrar do intruso) diminui a capacidade respiratória. Além de pneumonias, ele também pode se espalhar pelo corpo e causar problemas não relacionados a infecções respiratórias.
Isso explica o fato de alguns pacientes apresentarem dores abdominais e diarreia. O vírus também pode danificar o coração, o fígado e os rins.
Também é preciso diferenciar os sintomas de alergias, que geralmente se manifestam quando há exposição ao agente patogênico. Ou seja, se não houve contato com o patógeno, mas há a manifestação dos sintomas, é preciso averiguar.
Como prevenir o coronavírus?
A melhor maneira de se proteger do coronavírus no Brasil é a prevenção. Diversas cidades decretaram estado de emergência e estipularam normas de circulação e funcionamento de serviços. A recomendação da OMS é de reclusão, com saídas de casa só em casos extremamente necessários.
Se sair, use álcool em gel 70% depois de tocar superfícies, não cumprimente pessoas com aperto de mão, beijo ou abraço, lave as mãos com frequência. Também evite ao máximo tocar o rosto e permaneça a, pelo menos, 2 metros de distância das pessoas.
Esse isolamento social é a forma mais eficaz de reduzir a velocidade de contágio, dada a alta transmissibilidade do vírus. Um estudo mostra que, após as medidas restritivas na China, a taxa de contágio caiu de 2,38 pessoas para 0,99. É preciso frear o avanço da COVID-19, pois tanto hospitais públicos quanto privados não têm estrutura suficiente para atender muitas pessoas em situação urgente ao mesmo tempo.
É um período importantíssimo para repensarmos a transição do modelo hospitalocêntrico para o modelo assistencial da Cemig Saúde. Nesse novo modo de promover a saúde, a prevenção e o cuidado personalizado são a chave para a melhor qualidade de vida.
O que devo fazer se tiver os sintomas?
Se você percebeu os sintomas da COVID-19, ligue para o Alô Cemig Saúde, no 0800-772-8998. Você será atendido por um profissional de saúde que esclarecerá suas dúvidas e saberá orientar sobre o manejo de sinais e sintomas e a necessidade ou não de procurar um serviço de saúde ou hospital presencialmente. Além disso, o Ministério da Saúde desenvolveu um aplicativo que ajuda a identificar sintomas e localizar unidades de saúde próximos. O app está disponível para Android e iOS (iPhone).
Ademais, é preciso ter cuidado com as fake news, pois informações mentirosas podem custar vidas. Por isso, cheque as informações que você recebe, verificando se são oriundas de fontes científicas e de profissionais da área.
O coronavírus chegou no Brasil e o número de casos cresce a cada dia, porém, não entre em pânico. Siga as orientações das autoridades de saúde e mantenha hábitos saudáveis para fortalecer o sistema imunológico.
Nosso artigo foi esclarecedor para você? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como este diretamente em sua caixa de e-mail!
Conheça mais sobre o Prosaúde Integrado da Cemig e ganhe prêmios. É só acessar: Instituto Cemig Saúde.
informação muito clara e objetiva, parabens para voces
Muito gratificante o seu relato, Arthur. Acesse também o nosso portal e veja a série de matérias que preparamos para trazer mais esclarecimento sobre o Novo Coronavírus.
Equipe Cemig Saúde.
As informações recebidas foram muito esclarecedoras. Fico mais tranquila sabendo que tem um profissional da saúde para esclarecer dúvidas sobre os sintomas do coronavirus.
Muito obrigada
Estamos aqui para cuidar da saúde das pessoas, pois este é o nosso propósito, Evelyn. Ficamos muito contentes com suas palavras.
Equipe Cemig Saúde.
Informação muito oportuna e esclarecedora não deixando dúvidas, ótimo trabalho. Muito grato… jgcabeceira.
Olá João, ficamos muito felizes em ler o seu comentário. Não deixe de acessar também o nosso portal e ler a série de matérias que preparamos para trazer ainda mais esclarecimento sobre o Novo Coronavírus.
Muito esclarecedor. Contém minúcias que eu desconhecia.
Foi muito esclarecedor, foi a primeira explicação científica clara que já li.
Nosso objetivo é trazer informação para que todos os nossos beneficiários possam se prevenir neste momento delicado, Jão. Não deixe de acessar também o nosso portal, preparamos uma série especial sobre o Novo Coronavírus para esclarecer outras dúvidas.
Equipe Cemig Saúde.
otimas informçoes varias coisa eu desconhecia
Para nós é muito importante trazer informações que servirão para o seu cuidado neste momento delicado, Lourival. Acesse também o nosso portal para acessar uma série de conteúdos sobre o Novo Coronavírus.
Equipe Cemig Saúde.
Muito esclarecedor
Olá Clévia, ficamos contentes com a sua interação. Continue nos acompanhando para mais conteúdos como esse.
Equipe Cemig Saúde.
Gostei de saber que em caso de suspeita ou dúvida a gente pode ligar no 0800 da Cemig Saúde
Estamos aqui para apoiá-la e nada melhor do que uma equipe bem preparada, não é mesmo Arlete?
Um abraço da Equipe Cemig Saúde.
No meu caso que tenho apneia do sono e uso CPAP, existe alguma orientação especial sobre os riscos do Coronavírus?
Grato,
Olá Humberto, tudo bem? Para esclarecer suas dúvidas possuímos o Alô Cemig Saúde 0800-772-8988, disponível 24 horas com profissionais de saúde para atendimento. Além disso, quando falamos em tratamento, deve-se ter em mente que o mesmo é individualizado e deve ser orientado pelo seu médico de referência.
Equipe Cemig Saúde.
Obrigado pelas informações. Só Deus para nos abençoar!
Boa noite, quais os antinflamatorios nao podem ser usados qdo tem sintomas do coronavirus? Pode tomar nimesulida?
Olá Silvana, tudo bem? É sempre bom reforçar que em caso de dúvidas ou sintomas gripais possuímos o Alô Cemig Saúde 0800-772-8988, disponível 24 horas com profissionais de saúde para atendimento. Além disso, quando falamos em tratamento, deve-se ter em mente que o mesmo é individualizado e deve ser orientado pelo seu médico de referência.
Equipe Cemig Saúde.
Muito obrigado pelas informações são muito importante estarmos informado por um canal serio e responsavel, continua assim sempre nos informado. Agradeço em meu nome e de minha família.
Olá Sergio, ficamos felizes em ver você aqui e agradecemos pelo carinho.
Um grande abraço da Equipe Cemig Saúde.
Parabéns, muito esclarecedor e ajuda na tranquilidade, diante de tanto pânico. Obrigada
Bom dia,Angela! Nosso objetivo é esse e ficamos felizes em saber que está sendo alcançado.
Conheça também nossa plataforma de ensino à distância! Acesse: https://instituto.cemigsaude.org.br/
Um abraço da Equipe Cemig Saúde.
ótimos esclarecimentos, muito obrigado.
Ficamos felizes, Maurício. Continue nos acompanhando!
Um abraço da Equipe Cemig Saúde.
Gostei de ver os esclarecimentos. Serão muito úteis para mim e para meus filhos e netos. Um item muito importante é a divulgação do telefone 0800 772 8998. Já usei e fiquei super satisfeito com o atendimento.
Olá Celso, muito bom saber que as orientações têm ajudado você e sua família. Ah, e ficamos muito contentes em saber que você foi bem atendido na nossa Central de Relacionamento Telefônico.
Um abraço da Equipe Cemig Saúde.
Li com carinho, foi muito esclarecedor.
O perigo é constante no momento.
Devemos se possível, ficar em casa.
Saúde em primeiro lugar.
ppc.
Isso mesmo, Pedro! Continue cuidando da sua saúde e conte com a Cemig Saúde. Acreditamos que o mais brevemente tudo se resolverá!
Um abraço da Equipe Cemig Saúde.
É importante termos estes esclarecimentos sobre coronavirus pois ouvi-se muito “dizer ” e não sabemos se são fontes confiáveis.
Informações seguras e orientadoras são muito importantes. Tenho 67 anos e minha rotina mudou radicalmente. Estou em isolamento desde 17 de março. É um aprendizado.
Olá Edson, ficamos felizes em saber que as orientações estão sendo úteis para você. Continue cuidando da sua saúde e conte com a Cemig Saúde.
Um grande abraço da Equipe Cemig Saúde.
Obrigado pelas informações! Estou isolamento social há 60 dias, completados hoje. Procuro aplicar as regras de proteção e higienização, da melhor forma possivel.
Muito importante este cuidado, Leônidas. Acreditamos que tudo se resolverá o mais breve possível, mas enquanto isso fazemos a nossa parte, certo?
Um abraço da Equipe Cemig Saúde!
Não posso acreditar que o mundo passa por isso. A medicina dos tempos de hoje é altamente moderna e avançada, até determinadas cirurgias são efetuadas através de robôs; os medicamentos são altamente eficazes para diversas doenças e, desde o início da pandemia, lá na China, não se sabe como combater esse vírus? Não estamos alguns dias dessa doença e sim, meses, e só se fala em prevenção como lavar as mãos com água e sabão, passar álcool, etc. ? Para que serve a Organização Mundial da Saúde? Ela não seria um exército para a defesa da saúde mundial com todo o aparato bélico em caso de invasão a sua disposição? Temos que estar atentos e preparados para combater qualquer vírus ou bactérias que porventura apareçam, ainda que eles sejam “novos ou velhos”! Qualquer exército tem que estar com as armas sobre a mesa para combater qualquer intruso e evitar, com isso, que vidas sejam ceifadas!
Onde se lê: Ela não seria um exército para a defesa da saúde mundial com todo o aparato bélico em caso de invasão a sua disposição?”, leia-se: “Ela não seria um exército para a defesa da saúde mundial com todo o aparato bélico à sua disposição em caso de invasão?
Boa noite!
Obrigada pelas orientações!
Gostaria de saber se não há possibilidades da Cemig Saúde estar liberando o teste rápido para nos protegermos da proliferação do vírus?