Covid-19: saiba quando tomar a terceira dose da vacina
O Ministério da Saúde anunciou a aplicação de dose de reforço da vacina contra a Covid-19 inicialmente para grupos mais vulneráveis à doença, como pessoas com mais de 60 anos ou aquelas com o sistema imunológico enfraquecido.
Como nesses grupos a produção de anticorpos não funciona na mesma velocidade que a de um indivíduo adulto, o reforço serve para dar uma força para as defesas do organismo.
Recentemente, o Ministério da Saúde mudou essa medida e aprovou a aplicação da dose de reforço de uma das vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, em todos os adultos a partir dos 18 anos, no entanto a recomendação pode variar de estado para estado de acordo com a situação epidemiológica e de vacinas.
Para te ajudar a entender mais sobre a dose de reforço, separamos as principais dúvidas sobre o assunto. Confira:
Por que tomar a dose de reforço da vacina contra o Coronavírus?
Estudos demonstram que, mesmo após as duas doses da vacina, os grupos indicados ainda possuem mais riscos de desenvolver quadros graves da doença. Como o sistema imunológico é mais frágil, a probabilidade de os anticorpos serem neutralizados após alguns meses é maior.
Quais grupos receberão a vacina?
Todos os adultos a partir dos 18 anos, no entanto a recomendação pode variar de estado para estado de acordo com a situação epidemiológica e de vacinas e que tenham sido vacinado com a segunda dose há pelo menos 5 meses.
Quais vacinas serão usadas para essa dose?
Pfizer, AstraZeneca e Janssen, independentemente do imunizante recebido no esquema vacinal básico.
Quando começou a aplicação do reforço?
Desde a segunda quinzena de setembro, mas essa informação pode variar de cidade para cidade.
Faz parte de algum grupo que já pode tomar a dose de reforço ou conhece alguém que faça? Então não perca tempo, procure saber na sua cidade para qual faixa etária a dose de reforço já está sendo aplicada e vacine-se!