Trabalhando de casa? 5 cuidados com a postura que precisam ser tomados
A sociedade contemporânea é marcada por uma rotina acelerada e estressante, que favorece a falta de hábitos saudáveis, resultando em sedentarismo, alimentação irregular e autocuidado ineficiente de modo geral. Os cuidados com a postura, por exemplo, são motivo de preocupação somente quando as dores começam a incomodar.
A dor costuma ser o principal sintoma a despertar a atenção para medidas mais eficazes de autocuidado. Boa parte das pessoas sofre com algum tipo de dor crônica, sem saber que o problema pode estar associado à postura corporal inadequada.
Se você precisa trabalhar em casa, sabe que nem sempre temos cadeiras ergonômicas como no ambiente de trabalho, o que pode acentuar o desconforto. Então, veja nossas 5 dicas para manter os cuidados com a postura e evitar as dores!
1. Faça pequenas pausas
Incômodos na região lombar e na cervical são comuns e decorrem do excesso de tempo que permanecemos em posições incorretas — seja no trabalho, seja em outras atividades do cotidiano.
Contudo, em médio e longo prazo, as consequências disso são desvios posturais e problemas mais sérios na coluna, como hérnias de disco. O ideal é não passar períodos prolongados na mesma posição.
Para quem trabalha sentado, a dica é se levantar de hora em hora e oferecer um pouco de movimento ao corpo.
2. Evite roupas e sapatos desconfortáveis
Aproveite se estiver em home office para trabalhar mais à vontade. Evite roupas apertadas, pois podem incomodar e resultar em posturas incorretas. Abusar do salto alto também é um risco à coluna que pode ser dispensado durante o tempo em que você estiver trabalhando em casa.
3. Mantenha-se ereto
Manter a coluna ereta é um desafio, concorda? Sem perceber vamos relaxando a postura até ficarmos encurvados. Seja qual for a atividade em andamento, é recomendável evitar essa curva nas costas para se prevenir de dores e lesões.
A fim de permanecer com as costas eretas durante o trabalho, utilize uma cadeira confortável (se tiver uma em casa) e a coloque a uma distância adequada da mesa. Se você passa muito tempo em frente ao computador, deixe a tela na altura dos olhos para evitar a curva na cervical e tente manter os ombros para trás de modo a alinhar a coluna.
4. Cuidado com o carregamento de peso
Carregar pesos excessivos é o oposto de tomar cuidados com a postura. Dependendo da sua rotina isso pode ser inevitável, mas vale aplicar lizar algumas estratégias para reduzir os impactos à coluna.
Se possível, distribua o peso nos dois braços para não sobrecarregar um dos ombros — essa dica vale para carregar compras de supermercado, por exemplo. Outra recomendação importante para não lesionar a coluna é usar os joelhos como alavanca quando precisar levantar objetos pesados do chão.
5. Alongue-se
O alongamento é eficaz tanto para iniciar atividades físicas quanto antes e durante o expediente de trabalho, pois relaxa os músculos, permite mais amplitude aos movimentos e reduz as tensões físicas. Então, sempre que fizer pausas no trabalho, alongue-se.
A prática regular de exercícios físicos é um fator aliado aos cuidados com a postura. Mas vale lembrar a importância de consultar um profissional da saúde ou educador físico para obter orientações seguras em relação ao tipo mais adequado de atividades.
Também é oportuno ressaltar que essas dicas são para ajudar nos cuidados com a postura a fim de prevenir incômodos e lesões. Portanto, prefira adotar medidas de prevenção, em vez de fazer uso indiscriminado de remédios para reduzir as dores e ficar vulnerável aos perigos da automedicação.
Caso precise de orientação diante de incômodos persistentes (exceto em situações de urgência e emergência), conte com o Pronto Atendimento Online e fale com médicos capacitados sem sair de casa!
Conheça mais também sobre o Prosaúde Integrado da Cemig. É só acessar: Instituto Cemig Saúde.