6 formas de cuidar da sua saúde mental na quarentena
A pandemia provocada pelo novo Coronavírus tem afetado a vida de todos nós, não é mesmo? Estamos lidando com vários desafios ao mesmo tempo: medo do contágio, preocupação quanto ao cenário econômico e limitações impostas pelo isolamento social. Esse conjunto de fatores pode impactar o nosso estado psicológico, o que nos leva a falar sobre a importância de cuidar da saúde mental durante o isolamento social.
As consequências do novo Coronavírus no Brasil começaram a ser sentidas há pouco tempo, mas muitas pessoas já estão enfrentando dificuldades emocionais diante dessa situação. Pensando nisso, preparamos este post com 6 dicas essenciais para você cuidar da sua saúde mental na quarentena e minimizar os efeitos psicológicos da pandemia. Acompanhe!
1. Alimente-se bem
Existem alimentos bons para a memória, outros que reforçam o sistema imunológico e ainda os que dão mais energia. O fato é que se alimentar bem é necessário para o corpo, mas também pode ajudar você a cuidar da sua saúde mental.
A alimentação saudável tem efeitos positivos tanto para a saúde física quanto psicológica. Com a escolha de um cardápio balanceado que privilegie frutas, verduras e legumes em detrimento de fast food, você garante mais resistência ao organismo e disposição mental para pensar com clareza e encontrar estratégias de superação diante de conflitos internos.
2. Pratique atividades físicas
As academias e centros de esporte e lazer estão fechados, mas você pode reservar um horário do seu dia para praticar atividades moderadas em casa ou fazer caminhada. Esse é um hábito muito útil para cuidar da sua saúde mental neste período.Isso porque os exercícios físicos estimulam a liberação de endorfina e outros neurotransmissores que produzem sensação de analgesia e bem-estar.
3. Veja notícias apenas uma vez ao dia
Manter-se informado sobre como anda o cenário da pandemia é importante, mas é necessário tomar cuidado com o excesso de exposição às notícias, a fim de evitar uma carga emocional negativa. Então, tente acompanhar os noticiários somente uma vez ao dia e preencher o seu tempo com absorção de conteúdos positivos, tempo de qualidade com sua família, leitura de livros, filmes etc.
4. Tenha cuidado com a autocobrança excessiva
Quanto mais tempo livre, mais a nossa mente se perde em meio às cobranças em relação ao que devemos fazer ou poderíamos ter feito. É importante dar uma trégua a si mesmo e se desviar dessa patrulha de pensamentos autocríticos. Afinal, nada pode nos causar tanto dano quanto nossa autodepreciação.
5. Faça algo prazeroso
Esse é o momento de redescobrir prazeres simples, como dialogar com as pessoas que moram com você, preparar uma refeição que gosta muito, ler um livro ou dormir depois do almoço. Enfim, mesmo dentro de casa você pode fazer coisas agradáveis, que desviem o foco dos receios e apreensões.
6. Lembre-se de que essa situação é temporária
Não temos dúvidas de que tal pandemia mexeu com as nossas vidas de uma forma que ninguém imaginaria. No entanto, é necessário cultivar uma postura otimista e esperançosa, pois isso tudo vai passar e poderemos, novamente, sair na rua e abraçar quem amamos — sem medo.
Se de um lado as notícias ruins se espalham feito um rastilho de pólvora, podemos fazer a diferença e disseminar sentimentos e pensamentos positivos, concorda? Então, além de cuidar da sua saúde mental, incentive outras pessoas a fazerem isso também!
O que acha de começar agora? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que outras pessoas se cuidem durante esse período delicado!
Conheça mais sobre o Prosaúde Integrado da Cemig. É só acessar: Instituto Cemig Saúde.
Um comentário em “6 formas de cuidar da sua saúde mental na quarentena”