Como melhorar a educação alimentar infantil? Confira!

Depois dos 6 meses de vida, a preocupação de muitos pais com o cardápio dos filhos tende a aumentar, o que gera muitas dúvidas. O dilema principal é como garantir pratos gostosos e completos que ajudam na saúde e no crescimento das crianças. Assim, a educação alimentar infantil deve começar desde quando os pequenos começam a ingerir alimentos pastosos.
Uma dieta saudável e balanceada é fundamental para o bem-estar em todas as fases de vida. Durante a infância, a alimentação apresenta um papel essencial quando o organismo está se desenvolvendo e crescendo. Logo, as crianças necessitam de diferentes quantidades de nutrientes e vitaminas em diferentes idades.
Neste post, vamos mostrar algumas dicas de como melhorar a educação alimentar infantil. Confira!
Dê o exemplo
As crianças aprendem muito observando as atitudes das pessoas que estão ao seu redor. Por isso, tenha cuidado com fast-food, congelados e enlatados e valorize os alimentos naturais.
Na hora de se alimentar, dê o exemplo e coloque no prato frutas, verduras, legumes e grãos integrais. Com isso, os pequenos aprenderão com os próprios pais a ter uma alimentação mais saudável.
Convide a criança a preparar a refeição
Uma boa dica para incentivar a criança a criar hábitos saudáveis é levá-la para a cozinha e mostrá-la como preparar as refeições pode ser divertido. Logo, pense em uma receita que seja fácil de fazer e cozinhe pratos coloridos. Além disso, monte formas variadas, como panqueca, enrolados, tortas e bolinhos.
Outra dica é mostrar como os alimentos são feitos e contar a origem de cada um. Basta soltar a imaginação. Quando o prato for servido, as crianças terão bastante prazer em comer algo que elas ajudaram a fazer.
Não associe comida a prêmio
Negociar no momento em que a criança for comer é comum. No entanto, frases como “se você comer salada, ganhará um brinquedo” não devem fazer parte do vocabulário dos pais. O ideal é mostrar aos pequenos que comida é algo sério, ressaltando os benefícios de se alimentar bem.
Invente pratos divertidos
Inventar pratos divertidos é uma excelente opção para incentivar uma alimentação saudável. Por isso, monte uma receita colorida e crie desenhos com os alimentos. Assim, você pode colocar arroz no prato e criar um rosto de palhaço.
Os olhos podem ser feitos com ervilhas, o nariz com milho e a boca com um pedaço de tomate. Já o cabelo pode ser feito com uma salada de alface. O importante é ter criatividade.
Evite comer em frente à TV
Reunir a família na mesa em vez de deixar as crianças comendo em frente ao computador ou TV pode influenciar a alimentação. A falta de atenção pode fazer com que os pequenos não sintam o gosto da comida e não mastiguem os alimentos corretamente.
Como vimos, a educação alimentar infantil deve fazer parte do dia a dia das crianças. Por isso, incentive desde cedo a alimentação balanceada com frutas, verduras, legumes e grãos. Lembre-se de dar o exemplo, convidar o seu filho a ajudar na preparação das receitas e não associar comida a prêmio.
Gostou deste conteúdo e deseja complementar a sua leitura? Então, conheça 3 dicas de como evitar a obesidade infantil!
Conheça mais sobre o Prosaúde Integrado da Cemig. É só acessar: Instituto Cemig Saúde.