Médico de referência: entenda a importância desse profissional

Você já parou para pensar sobre a importância de contar com um médico de referência nos cuidados com a sua saúde? É por meio deste profissional que você pode ter um acompanhamento bem mais próximo e direcionado.
Neste artigo, vamos explicar o que é e como funciona o trabalho desse profissional, os principais benefícios de se manter uma relação com ele e mostrar onde e como ele pode ser encontrado. Continue a leitura para saber mais sobre esse assunto!
O que é um médico de referência?
O médico de referência é o profissional em quem você concentra todas as informações e cuidados da sua saúde, independentemente da fase da vida ou do contexto em que a procura aconteceu.
Em outras palavras, ele é capacitado para monitorar as pessoas em diversas situações, seja qual for a condição apresentada. Nesses casos, o encaminhamento para um especialista é feito quando uma necessidade é identificada.
O objetivo do vínculo com este profissional é permitir que o beneficiário do plano conte com um médico de sua confiança, que conheça seu histórico, suas preferências e seu estilo de vida bem de perto. A partir daí, ele solicita os exames necessários, monitora a saúde e oferece as devidas orientações.
Quais são as vantagens de contar com esse profissional?
Contar com um médico de referência é algo que traz diversos benefícios, principalmente a coordenação do cuidado de saúde e o olhar integral sobre as necessidades do beneficiário. Nos tópicos a seguir, mostramos quais são os principais.
Diminuição da realização de exames desnecessários
O médico de referência acompanha você ao longo dos anos e, por isso, tem o registro de todos os exames que você realiza. Com isso, ele tem mais conhecimento para indicar quando é o momento de realizar ou repetir determinado exame — principalmente quando se trata do acompanhamento de doenças crônicas (como Diabetes e Hipertensão).
Como consequência, você passa a realizar menos procedimentos desnecessários, que podem não contribuir para o cuidado com a sua saúde e ainda oneram o seu plano.
Vale destacar que a realização indiscriminada de exames está sujeita a gerar complicações, criando mais um problema a ser tratado (e uma série de novas avaliações — com exames e outros procedimentos — para averiguação).
Atendimento personalizado e humanizado
Devido ao fato de o médico de referência conhecer bem o seu perfil, o atendimento passa a ser totalmente personalizado e integral à sua saúde. Como conhece o seu histórico (incluindo as condições dos familiares) e o seu estilo de vida, ele passa a ter mais facilidade para oferecer uma orientação mais direcionada, além das chances de conseguir realizar um diagnóstico antecipado e certeiro.
Conhecimento necessário para fornecer os diagnósticos corretos
Um médico de referência pode lidar com a maioria dos problemas de saúde mais comuns. Como ele está apto a identificar os fatores de risco para a sua saúde, oferece aconselhamento para que você possa prevenir enfermidades ou melhorar suas condições de saúde.
Para que isso seja possível, ele considera diversos fatores, como:
- o histórico familiar;
- os seus hábitos (alimentação e prática de atividade física, por exemplo);
- os ambientes onde você está presente;
- os seus objetivos;
- o grau de qualidade de vida que você tem.
Equipe multidisciplinar
Apesar de o médico de referência conseguir identificar e ajudar a resolver muitos problemas de saúde, ele não trabalha só. Existem equipes multidisciplinares que trabalham de forma cooperativa, não só no tratamento como também na prevenção de doenças.
Isso significa que, caso você apresente algum quadro diferenciado e que não esteja ao alcance do profissional para tratamento, ele indicará o especialista adequado para que você tenha o devido acompanhamento.
Como encontrar um médico de referência?
Gostou da proposta do trabalho do médico de referência, mas tem dúvidas de como encontrá-lo para iniciar o seu acompanhamento? A seguir, listamos algumas ações que vão ajudar você nessa missão.
Verifique a formação do profissional
Geralmente, os médicos de referência têm uma formação específica para que possam trabalhar com esse monitoramento contínuo das condições de saúde das pessoas. São eles:
- clínico geral;
- médico da família;
- pediatra;
- geriatra;
- ginecologista.
Avalie junto ao seu convênio as consultas que podem ser agendadas
Agora que já sabe quais formações os médicos de referência precisam ter, você consegue marcar a consulta com mais facilidade. Para isso, verifique com seu convênio se existe algum profissional que se classifica nessa referência ou se eles têm alguma indicação para fazer.
A partir daí, agende a sua consulta com o médico e inicie o acompanhamento. Se você já conhece algum profissional e já se consultou com ele, verifique se ele pode realizar esse monitoramento da sua saúde mais de perto.
Escolha um médico que transmita segurança e confiança
Como se trata de uma relação que é criada entre o médico e o paciente — além de serem realizados diversos encontros ao longo do tempo —, é fundamental que você fique à vontade para conversar sobre suas condições de saúde e os sinais que podem surgir.
No que diz respeito à segurança, isso vale tanto para os conhecimentos que ele consegue transmitir quanto nas habilidades que esse profissional tem de se relacionar com seus pacientes.
Com a confiança estabelecida, fica mais fácil adotar e seguir os tratamentos adequados, além de aumentar as chances de que você conquiste a satisfação com o monitoramento que é realizado.
Por outro lado, se você procurou um profissional e não se sentiu à vontade durante a consulta, por exemplo, pode buscar outro médico. O importante é que você faça uma escolha baseada em um bom relacionamento.
O médico de referência é um profissional que fica ainda mais próximo dos seus pacientes e consegue oferecer o aconselhamento adequado para que a saúde seja preservada. Com essa relação, as chances de obter sucesso com o monitoramento são bem maiores do que se você passasse por diversos profissionais diferentes (que não conhecem seu histórico e suas condições atuais, por exemplo). Assista também o Como Assim sobre profissionais de referência, clicando aqui.
O que achou deste artigo? Agora ficou mais fácil entender quem é o médico de referência e como ele atua? Que tal continuar acompanhando outros conteúdos relacionados à saúde, com dicas valiosas para os cuidados necessários? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades que publicamos por aqui!
Conheça mais sobre a Cemig Saúde na plataforma do Instituto Cemig Saúde!
Ter um médico de referência é muito bom.
Todavia, esta sugestão do CEMIGSAÚDE cai por terra aqui em São João Del Rei, pois aqui não estamos podendo escolher um médico da nossa cofiança, e sim o médico que conseguimos, pois como já é de conhecimento de todos aí, perdemos o convênio com a Unimed, e o nosso plano, 3 anos depois de acabar o convenio ainda não conseguiu montar uma rede conveniada minimamente satisfatória. Aqui 95% da nossa rede de consultas é em clínicas, não em consultórios, e nestas clinicas, como os médicos disponibilizam um número nuito menor de consultas, nem sempre conseguimos consultar com o nosso médico de confiança.
Olá Julian, existe uma garantia de atendimento para todos os beneficiários. Por isso, peço que entre contato com a nossa Central de Relacionamento Telefônico pelo 0800 030 9009 para analisarmos a sua demanda e te auxiliar, caso ainda não tenha tido sucesso. Em relação a escolha do médico, caso já tenha um profissional de sua preferência você pode fazer a indicação dele para se credenciar na Operadora.
Equipe Cemig Saúde.
Quando morava em Ipatinga, fazia este acompanhamento médico com geriatra e urologista, agora que mudei para BH, estou me adaptando e gostaria de sugestões de especialistas.
Olá Ildeu, para atendermos a sua solicitação entre em contato com a nossa central de relacionamento pelo 0800 030 9009 ou pelo Fale Conosco em nosso portal. Equipe Cemig Saúde.
Objetivando a prevenção, talvez seja interessante incluir na lista os médicos nutrólogos.
Olá Fabiano, agradecemos o seu comentário. A sua sugestão deve ser feita em nossa central de relacionamento pelo 0800 030 9009 ou pelo Fale Conosco em nosso portal. Equipe Cemig Saúde.
Muito válido. Porém já faço meus exames chek-up com um cardiologista que está exatamente dentro desse programa.
Olá Cládio, o médico de referência não é um programa, mas está dentro do Conexão Saúde que é um novo conceito de cuidado ao beneficiário que visa a promoção integral da saúde. A diferença deste conceito é que o beneficiário e sua família criam um vínculo com uma equipe de referência, que cuida da saúde de forma contínua e personalizada. Para mais informações entre no site http://conexaosaude.cemigsaude.org.br/. Equipe Cemig Saúde.
TENHO UM CARDIOLOGISTA QUE E O MEDICO QUE FAÇO A CADA SEIS MESES CONSULTA INVENTARIO REGULAR POR QUESTÃO DE ACOMPANHAMENTO DE PRESSAO ARTERIAL X GLICOSE , TOMO REMEDIOS CONTROLADOS A MAIS DE 30 ANOS.
COM ACOMPANHAMENTO PERIODICO NUNCA FUI SURPREENDIDO COM COMPLICAÇOES GRAVES.
Muito importante este cuidado, Dilson. O acompanhamento permite o cuidado integral da saúde. Esta prática se baseia no Conexão Saúde que permite ao beneficiário e a sua família criarem um vínculo com uma equipe de referência, que cuida da saúde de forma contínua e personalizada. Saiba mais sobre este cuidado no site http://conexaosaude.cemigsaude.org.br/.
Equipe Cemig Saúde.
Considero extremamente importante a iniciativa do médico de referência.
Ja faço uso do meu médico de confiança para orientação e direcionamento correto dos profissionais que tenho de consultar, bem como dos exames, medicamentos e procedimentos corretos a tomar sobre meus problemas de saúde.
Gostaria de saber como faço indicação do meu medico de referência para o plano.
Agradecida
Olá Vanda, agradecemos o elogio. Para analisarmos o seu caso e auxiliá-la peço que entre em contato com a nossa central de relacionamento pelo 0800 030 9009 ou pelo Fale Conosco em nosso portal. Equipe Cemig Saúde.
Excelente a proposta
Olá Renato, ficamos felizes com o seu feedback. Continue nos acompanhando, assine a newsletter do Blog Viva+ e receba todo o nosso conteúdo de saúde e bem-estar. Equipe Cemig Saúde.
Eu queria fazer uma sugestão aqui, mas vendo as mensagens anteriores percebi que aqui vocês só querem receber elogios. Todas as sugestões e solicitações têm como resposta a indicação para ligar no 0800..
A iniciativa é boa, mas ainda tá longe de saber se relacionar bem com o cliente, no caso nós.
Olá Luis, agradecemos o seu feedback. Você está certo, entendemos que esta orientação para o 0800 nem sempre seja suficiente, mas por sermos uma operadora de saúde tudo deve ser protocolado e somente pelo 0800 conseguimos fazer isso para estarmos alinhados com os processos. Todavia, vemos que isso é um ponto a ser trabalhado e estamos focados nisso.
Equipe Cemig Saúde.
Gostei da iniciativa de ter um médico de referencia. Eu gostaria de ter um Clinico geral para me acompanhar.
Ola Newton, ficamos felizes. Para receber indicação de um médico de referencia você deve entrar em contato com a nossa central de Relacionamento Telefônico pelo número: 0800 030 9009 ou pelo (31) 3429-5200 — para ligações originadas de celular. Equipe Cemig Saúde.
Boa tarde.
Participo do programa e sinto como é importante. A única dificuldade é com a troca contínua de médicos. Quando o entrosamento começa a ficar sólido, devido a troca do profissional tudo tem que novamente recomeçar. A troca constante dificulta a relação paciente/médico que é sem dúvidas um médico de referência. O programa é ótimo. Profissionais atenciosos que nos trazem muito bem estar. Quem ainda não tem, corra porque está perdendo um excelente programa.
Agradecido.
Olá Edson, ficamos felizes com a sua interação e seu reconhecimento é muito valoroso para nós. Entendemos que existem desafios na troca de um médico de sua referência e, dentro da proposta do Conexão Saúde estamos trabalhando para que isso seja minimizado. Sabemos da importância para o estreitamento desses laços e continuaremos trabalhando nisso. Continue nos acompanhando!
Equipe Cemig Saúde.
Essa proposta de médico de referência é excelente, eu já faço uso desse expediente a muitos anos, só que meu médico ( Gerontologista) não é conveniado do CIMIG-SAÚDE.
Olá Pedro, você pode contar com o apoio de seu médico gerontologista e também de uma equipe de referência da Cemig Saúde para cuidar da sua saúde de forma contínua e personalizada. Para mais informações entre no site http://conexaosaude.cemigsaude.org.br/. Equipe Cemig Saúde.