Saúde mental e prevenção ao suicídio ganham destaque neste mês

Em setembro, a Cemig Saúde adere à campanha Setembro Amarelo. Idealizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o objetivo da iniciativa é valorizar ações para fortalecer a Saúde Mental, bem como conscientizar sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.
O dia 10 de setembro foi escolhido em 2003, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como a data para chamar a atenção para a questão do suicídio e a necessidade de desenvolver estratégias que abordassem o tema sem o tabu envolvido, fomentando a informação e a conscientização.
Mas por que falar sobre suicídio e saúde mental?
Segundo a OMS, o suicídio é uma das principais causas de mortalidade, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Os dados ainda nos mostram que a cada ano cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida e existe um número ainda maior de pessoas que tentam tirar a própria vida e não conseguem.
O distanciamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19 agravou ainda mais a situação da saúde mental da população brasileira e do mundo. Crianças e adolescentes foram afastados da escola e do grupo de colegas. Idosos e pessoas em situação de risco precisaram se adaptar à distância dos familiares. A necessidade de manter o isolamento social por um período prolongado proporcionou e intensificou alterações no bem-estar psíquico da população em geral.
Esse cenário, que gerou mudanças na rotina e nas relações familiares, fez com que as emoções negativas se agravassem e desencadeou transtornos comportamentais que reverberam mesmo após no período pós-pandemia.
Cada vez mais as pesquisas revelam a intrínseca ligação entre bem-estar mental e qualidade de vida. Com o propósito de garantir uma vida saudável e longeva aos beneficiários, a Cemig Saúde oferece uma linha de cuidados com a Saúde Mental.
Cuidados a Saúde Mental
Todas as clínicas do Conexão Saúde contam com um time multidisciplinar integrado, apto à escuta e à identificação da necessidade de encaminhamento para a psicoterapia. Como corpo e mente estão interligados, o olhar mais atento ofertado na atenção primária possibilita que o diagnóstico de uma dor física seja feito considerando as condicionantes psicoemocionais envolvidas. Assim, agindo na saúde mental e prevenção ao suicídio.
A partir de um trabalho coordenado, o time define se o paciente precisa ser encaminhado para o psicólogo e/ou psiquiatra.
Quando há o agravamento da saúde mental e a possibilidade de um suicídio, é preciso que colegas, familiares e amigos também estejam atentos à essa situação.
O suicídio é um fenômeno complexo e uma atitude extrema de uma pessoa em sofrimento. É preciso entender essas relações para compreender essa ação. Saúde mental e suicídio não são frescuras. Corpo e mente estão interligados e ambos precisam de cuidados. A Cemig Saúde está aqui para cuidar de você. Se precisar de ajuda, procure uma de nossas clínicas do Conexão Saúde.
Como agir em emergências
Em casos de crise, ligue 192 e acione o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Você pode também ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV). O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar. O atendimento é feito sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Para falar no CVV, ligue 188.