Teste do Pezinho: uma picada de saúde
A chegada de uma nova vida na família traz muitas alegrias, mas também dúvidas e incertezas. Por isso, a Cemig Saúde está preparada para orientar os novos papais e mamães da melhor forma possível.
Ontem, 6 de junho, foi uma data especial: o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A data objetiva conscientizar sobre a importância da realização do teste para todos os recém-nascidos. Mais do que uma simples picada, o teste do pezinho é vital para garantir que os pequeninos tenham um futuro cheio de saúde e vigor.
Isso porque ele é capaz de identificar logo no início da vida doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que, quando tratadas precocemente, possibilitam o desenvolvimento físico e mental adequado às crianças.
“Conhecido também como triagem neonatal, ele é um exame realizado a partir da coleta de gotas de sangue no calcanhar A coleta deve ser feita, preferencialmente, entre o 3° e o 5° dias de vida e sempre após 48 horas da primeira amamentação/alimentação do recém-nascido. Não há impedimento para as crianças que passarem do prazo indicado, contudo, quanto mais cedo for realizado o teste mais precocemente será iniciado o tratamento dos pacientes afetados”, explica a enfermeira da Cemig Saúde Bruna Carla dos Anjos.
O teste diagnostica várias doenças, como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, doença falciforme, aminoacidopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Essas enfermidades não se manifestam de imediato, mas podem trazer graves consequências para o desenvolvimento das crianças. Por isso, a importância de realizar o exame e obter um diagnóstico precoce, permitindo um tratamento mais adequado e assertivo, evitando futuras complicações e, consequentemente, mais qualidade de vida.
“O teste do pezinho é obrigatório por lei em todo o território nacional. Ele é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também pode ser realizado na rede conveniada da Cemig Saúde. Atualmente, a Operadora cobre o teste do pezinho ampliado, que detecta mais doenças que o exame básico”, frisa Bruna.
Cuidado Materno Infantil
Para oferecer os cuidados necessários para os futuros papais e mamães, a Cemig Saúde conta com a linha de cuidado Materno Infantil, que abrange desde o monitoramento da gestante, curso para os futuros papais e mamães, até o acompanhamento pós-parto.
Para quem reside em Belo Horizonte e Região Metropolitana, a visita da enfermeira é realizada de forma presencial e para os beneficiários das demais cidades, por meio de teleconsulta.
Se os papais e mamães tiverem dúvidas sobre o Teste do Pezinho, basta entrar em contato com a equipe do acompanhamento Materno Infantil da Cemig Saúde pelo telefone (31) 99923-8959.